sexta-feira, agosto 24, 2007
Que viagem
Abracos a todos que eu vou dormir
domingo, agosto 12, 2007
Sentido do gosto
Série de 13 programas concebida e apresentada pelo conhecido gastrónomo José Bento dos Santos.
A história, as curiosidades e as maiores criações culinárias do mundo de produtos de referência como o pão, o chocolate, a batata, o queijo, ou os legumes.
Seja à conversa com o convidado da semana, ou na cozinha com a confecção de pratos de grande valor gastronómico, O Sentido do Gosto é um programa para ver... e chorar por mais.
Retirei este pequeno texto da linha de programação da rtp1. Porque o faço? Aos Domingos de manhã o conhecido cozinheiro José Bento dos Santos leva-nos para a sua cozinha e transmite-nos o requinte a cultura gastronómica ao longo dos tempos. Apreciei bastante a sua maneira de falar com os diversos convidados que foram passando ao longo das treze emissões. Pena que tenha chegado ao fim Aprendeu-se bastante e, foi sem dúvida, um grande contributo para a nossa sabedoria do paladar uma vez que o apresentador descreve a história de cada tipo de alimento acompanhando o repasto, com a elaboração de algumas receitas que nos fazem crescer água na boca!
Deixo aqui uma foto do sal, pois o programa dedicado a este composto químico foi o que mais gostei!
CAOS
In mathematics and physics, chaos theory describes the behavior of certain nonlinear dynamical systems that under specific conditions exhibit dynamics that are sensitive to initial conditions (popularly referred to as the butterfly effect). As a result of this sensitivity, the behavior of chaotic systems appears to be random, because of an exponential growth of errors in the initial conditions. This happens even though these systems are deterministic in the sense that their future dynamics are well defined by their initial conditions, and there are no random elements involved. This behavior is known as deterministic chaos, or simply chaos.
Chaotic behavior has been observed in the laboratory in a variety of systems including electrical circuits, lasers, oscillating chemical reactions, fluid dynamics, and mechanical and magneto-mechanical devices. Observations of chaotic behaviour in nature include the dynamics of satellites in the solar system, the time evolution of the magnetic field of celestial bodies, population growth in ecology, the dynamics of the action potentials in neurons, and molecular vibrations. Everyday examples of chaotic systems include weather and climate.[1] There is some controversy over the existence of chaotic dynamics in the plate tectonics and in economics.[2] [3] [4]
Systems that exhibit mathematical chaos are deterministic and thus orderly in some sense; this technical use of the word chaos is at odds with common parlance, which suggests complete disorder. (See the article on mythological chaos for a discussion of the origin of the word in mythology, and other uses.) A related field of physics called quantum chaos theory studies systems that follow the laws of quantum mechanics. Recently, another field, called relativistic chaos[5], has emerged to describe systems that follow the laws of general relativity.
As well as being orderly in the sense of being deterministic, chaotic systems usually have well defined statistics. For example, the Lorenz system pictured is chaotic, but has a clearly defined structure.
Apesar de estar em inglês, um livro fenomenal de James Gleick fornece-nos uma visão completamente diferente do mundo depois de darmos mais atenção a esta nova teoria tanto física como matemática. Nos próprios manuais de matemática do 11º Ano é dada uma especial atenção, apesar de não fazer parte do currículo!
http://en.wikipedia.org/wiki/Chaos_theory
Leitura num banco de um... carro!!??
Sim, a leitura nem sempre é num banco de jardim, também pode ser na mala de um carro!! Agora perguntam vocês, isso não é normal? Não, normal não é se estivermos a falar de alguma alma lusa!! O facto é que este senhor é belga e estava a ler, precisamente, em frente à minha casa! Pela primeira vez fiquei surpreso, dado que nós, os "tugas", estamo-nos a borrifar para a leitura, ao contrário dos povos da Europa Central (ou Maravilhosa?) que em qualquer canto é oportuno folhear as páginas de um livro!!
Painéis de S.Vincente
Alte
A vila de Alte no Algarve merece uma considerável visita uma vez que tem um património hidríco fenomenal. Falo das suas fontes, a grande e a pequena. Como podem ver este pequeno local fornece um ambiente calmo e sereno longe da confusão das localidades da costa!
Este Algarve do interior não foi devidamente explorado por mim e, ainda bem para nós, não é alvo de empreendimentos turísticos que ensombram a paisagem e a degradam, tal como à beira-mar.
Este Algarve é procurado por inúmeras pessoas que procuram o campo em vez da praia.
Deixo-vos aqui com umas simples fotos onde se pode ver a tranquilidade e a transparência da água de nascente!!
De encontro a nós!
Este leão marinho vem de encontro a mim para me devorar... não, o vidro está a proteger-me! A simplicidade da vida marinha e a sua beleza estão aqui perfeitamente combinadas!!
Vôos na Pan-Am?
Ainda há publicidade da Pan-Am? Há quanto tempo a companhia de aviação fechou portas? Parece que em Portugal ainda se pode apanhar o avião, não se sabe muito bem em que aeroporto, mas pelos vistos o check-in pela Pan-Am ainda é possível!
Para quem não sabe, a Pan-Am entrou em falência depois dos ataques terroristas aéreos na Escócia, quando um dos seus aviões caiu perto da cidade de Lockerby!
A partir daí a companhia começou a decrescer comercialmente até deixar de voar!
100 anos de Torga
Confesso que não sou um grande admirador de Miguel Torga dado que durante os meus tempos de estudante nunca fui muito bem sucedido nos testes de avaliação referente às obras de Torga. No entanto considero deslumbrante toda a sua obra literária apesar de só ter um único livro, e por imposição curricular, "Os Bichos". De facto, os resultados não foram grande coisa, talvez pelo facto de a professora insistir demasiado na obra anterior, nomeadamente o capítulo referente ao sapo Bambo. O meu livro ainda hoje está todo rasurado com apontamentos infindáveis nomeadamente nesse capítulo. As aulas eram um pouco aborrecidas, mais parecia que só davamos Torga. Hoje penso que a minha professora do sétimo ano era uma grande admiradora mas, para mim, insistia demais o que tornava penoso as aulas.
Apesar de não ser um grande confesso admirador entendo que Miguel Torga marcou profundamente a obra literária portuguesa enriquecendo culturalmente o nosso país.
Miguel Torga oriundo de Trás-os-Montes, este serrano é um marco literário e a comemoração dos 100 anos do seu nascimento crescem o orgulho nacional e cultural!
A Terra
Também eu quero abrir-te e semear Um grão de poesia no teu seio! Anda tudo a lavrar, Tudo a enterrar centeio, E são horas de eu pôr a germinar A semente dos versos que granjeio. Na seara madura de amanhã Sem fronteiras nem dono, Há de existir a praga da milhã, A volúpia do sono Da papoula vermelha e temporã, E o alegre abandono De uma cigarra vã. Mas das asas que agite, O poema que cante Será graça e limite Do pendão que levante A fé que a tua força ressuscite! Casou-nos Deus, o mito! E cada imagem que me vem É um gomo teu, ou um grito Que eu apenas repito Na melodia que o poema tem. Terra, minha aliada Na criação! Seja fecunda a vessada, Seja à tona do chão, Nada fecundas, nada, Que eu não fermente também de inspiração! E por isso te rasgo de magia E te lanço nos braços a colheita Que hás de parir depois... Poesia desfeita, Fruto maduro de nós dois. Terra, minha mulher! Um amor é o aceno, Outro a quentura que se quer Dentro dum corpo nu, moreno! A charrua das leivas não concebe Uma bolota que não dê carvalhos; A minha, planta orvalhos... Água que a manhã bebe No pudor dos atalhos. Terra, minha canção! Ode de pólo a pólo erguida Pela beleza que não sabe a pão Mas ao gosto da vida!
segunda-feira, agosto 06, 2007
Second Life
O expresso, para não me esquecer, disponibilza no seu site alguma informação e até tem um boneco propriamente inserido no second life para algum esclarecimento adicional.
Atenda-se que ao principio é um pouco confuso e para mim também, porém penso que no futuro posso dar largas à imaginação e caminhar por rotas desconhecidas. Alerte-se para os malefícios, tal como conversas com desconhecidos e passar muito tempo no computador!!
Tudo é bom desde que que seja em moderação.
Boas caminhadas...virtuais!
Depois de tostados no forno são servidos à mesa com uma elegância e um aroma inconfundíveis. Enquanto esperava que me servissem, pois nos meses de Verão está à pinha, deambulei pelos corredores da pastelaria e espreitei para os bastidores da confecção dos pastéis de nata. Dei por mim a disparar um feixe luminoso àqueles malandros que nos fazem aumentar os níveis de colesterol, mas que, por outro lado, satisfazem os nossos caprichos da gula. Esses sóis resplandescentes iluminam as minhas papilas gustativas em volta do céu da boca e descarregam uma alta dosagem de saliva. O meu cérebro funciona num ritmo lento, num ritmo de contemplação pela nata e pelo açucar assim misturados e que depois são envaizados numa massa folhada estaladiça!!
O cérebro fica carregado de voltagem e pronto para novos pensamentos. Quantos cientistas, poetas e filósofos, assim como grandes personalidades admiram e apreciam estes redondinhos, e é, sem dúvida, um estímulo à criação de novas ideias.
Os pastéis de Belém estão carregados de histórias, como qualquer português sabe, porém não fique expectado a pensar que eu lhe vou contar essa história, dirija-se a Belém e saboreie devagar, mesmo devagarinho a nata de Portugal!!
Bom apetite!!
sábado, agosto 04, 2007
Paul Potts finale performance on Britains got talent
Fantástica esta actuação de um cantor lírico britânico, descoberto num concurso, "Aqui há talento"