segunda-feira, julho 09, 2007







A votação das sete maravilhas de Portugal apenas reflectiu a desndidade populacional de cada região. Uma vez que a votação é realizada pela Internet não admira que nenhum monumento alentejano fosse considerado uma maravilha. Num país com um vasto património a eleição das sete maravilhas tanto de Portugal como as mundiais não podem ter o aval da Unesco. E porquê? A razão prende-se pelo facto de que um monumento tem uma importância consoante o contexto sócio-cultural em que se insere! Não podemos deixar de ficar perplexos ao verificar que o templo romano não é uma das sete maravilhas?!! Então a cidade de Évora não é considerada património mundial da Unesco desde 1986 e não tem o seu monumento mais emblemático dentro de uma das eleitas? Certamente que a votação não passa de uma charada e de uma falácia, dado que os concelhos mais populosos (excepto o Porto) não foram considerados! Uma aberração! Duas cidades, com o seu centro histórico declarado património mundial, e não tem um monumento como uma das maravilhas?



Como dizem os alentejanos: Pooooorrrrraaaa!!



Passemos agora para as mundiais!



Se a Unesco não reconhecia este concurso mediático então nem sequer eu posso dar valor a esta espécie de eleição!



Sim, porque o Cristo redentor, desculpem mas não passa de cimento em forma, se é uma das maravilhas então o de Almada também é uma, e das mundiais. Quantos e quantos edifícios em cimento não têm a mesma estrutura, ou seja, betão armado?



Sinceramente fiquei bastante desgostoso com esta eleição e não tenho nada contra o Brasil, mas outros monumentos mereciam mais essa distinção! Acrecento ainda o coliseu de Roma dado que poderia ser muito bem trocado com a Acrópole devido ao seu simbolismo parecido com o templo de Artemis! Além disso gostava de no meu blog ficasse aqueles que, no meu entender, mereciam a distinção e ficaram esquecidos, o templo no Cambodja e o Alhambra, além da Acrópole!



Se não foram eleitos aqui ficam representados!



Apesar de o concurso ser uma patetice, dado que a votação era subjectiva e tendenciosa as maravilhas do mundo não são sete monumentos mas sim todos os milagres da vida que estão na nossa sensibilidade!

1 comentário:

Luis Leal disse...

7 Maravilhas, 7 perfeitas idiotices que nãp promovem o turismo nacional e mundial, apenas o baralham... enquanto promovem marcas e canais de televisão. "tonterías"...