sábado, junho 09, 2007

Fluviário de Mora





Pelos caminhos de Portugal encontramos espaços de lazer e de cultura. O mais recente foi, sem dúvida, o novo fluviário de Mora, mais precisamente situado geograficamente em Cabeção. Terra de bom vinho e de boas migas de espargos, o fluviário de Mora recebe os seus visitantes com enorme vontade em aprender acerca da vida marinha fluvial.
Numa primeira abordagem, o visitante fica a conhecer os peixes do rio que vivem em Portugal. São várias as espécies que ali são mostrdas, desde carpas, trutas, cágados e até raias (estas estavam envergonhadas no fundo do "rio", apenas com os olhos em solsaio).
Mais à frente o visitante pode comparar os peixes que vivem em águas turbulentas e em águas mais calmas. Uma verdadeira miscelânea de seres marinhos. No final da visita à nossa fauna e flora nacional, em vez de prosseguir com os seres que respiram por guelras, depará-mo-nos com duas lontras de uma beleza incrível!!
Por último, o visitante pode ficar a conhecer alguns peixes de outros climas, ou seja, outros países. Do rio Amazonas chegam as piranhas ou os peixes-tomba-de-elefante. Também as anacondas marcam presença, assim como rãs que transpiram um suco venenoso. Este é usado pelos indígenas que mergulham as pontas das setas a fim de poderem caçar animais.
O fluviário de Mora é um grande espaço de cultura e de aprendizagem. No final da visita podemos aprender mais um pouco sobre como poupar água ou como não poluir tanto o nosso planeta!!
O fluviário espera-vos, a entrada são 6€. Compreende-se o preço, pois são demasiadas as despesas de manutenção, como certamente deve pressupôr!

1 comentário:

Luis Leal disse...

"Tengo ganas de ir a verlo" Amigo, parece uma boa sugestão!Obrigadinho!
Aquele abraço!